NR 17 - ERGONOMIA

Capacitação dos trabalhadores que realizam movimentação de cargas manuais.

Devem receber capacitação promovida pelo empregador.

Sugerida carga horária minima (teórica) 02 horas.

Capacitação dos trabalhadores de checkout, com objetivo de proporcionar conhecimento e noções proteção à saúde.

Cada trabalhador deve receber treinamento com duração mínima de duas horas, até o trigésimo dia da data da sua admissão, com reciclagem anual e com duração mínima de duas horas, ministrados durante sua jornada de trabalho. O treinamento pode ser realizado na modalidade presencial ou EAD, respeitando os critérios de avaliação e instituição credenciada.

Todos os trabalhadores de operação e de gestão devem receber capacitação que proporcione conhecer as formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção. A capacitação deve envolver, também, obrigatoriamente os trabalhadores temporários.

Imediata a admissão do trabalhador e com reciclagem a cada 6 (seis) meses com conteúdo igual ao inicial. A realização deve ser durante a jornada de trabalho. 

O treinamento pode ser em modalidade presencial ou EAD.

Carga horária mínima (teórica) 4 horas.

Observância dessa norma ao trabalhador de tele atendimento/ telemarketing.
O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/telemarketing é de, no máximo, 06 (seis) horas diárias, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração.

As pausas deverão ser concedidas:

a) fora do posto de trabalho;

b) em 02 (dois) períodos de 10 (dez) minutos contínuos;

c) após os primeiros e antes dos últimos 60 (sessenta) minutos de trabalho em atividade de teleatendimento/telemarketing.

Para mais informações Consulte Norma Regulamentadora Completa - CLIQUI AQUI

  • Facebook
  • Instagram

Localização

Contato

(15) 3014-8787 

(15) 99818-0647