NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM  E MANUSEIO DE MATERIAIS

A empresa deve manter registro, em meio físico ou eletrônico, de inspeção periódica e de manutenção dos equipamentos e elementos de sustentação utilizados na movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais. 

Após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido “Relatório de Inspeção”, com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – recolhida, que passa a fazer parte da documentação do equipamento.

Equipamento de transporte e movimentação de carga movido a força motriz própria, o operador deve passar por treinamento específico que o habitual.

Os operadores de veículos de transportes de carga deverão ser habilitados e só poderão conduzir durante seu horário de trabalho e portarem identificação visível com foto.

Recomenda-se que o trabalhador receba treinamento de capacitação  compatível com risco da profissão, com carga horária mínima de 16(dezesseis) horas;

Ods. A carga horária prática sugerida deve ter no máximo 2 aluno por empilhadeira, levando em consideração dificuldades dos mesmo, pois o aprendizado pratico não pode ser prejudicado. 

Capacitação do operador de empilhadeira

Carga horária mínima (teórica) 08 horas

Carga horária mínima (prática) 08 horas

A habilitação tem carga horária de 1 (um) ano, e deve ser renovada com a realização de exames médico que o habilite as condições físicas e motoras para a tal função.

Exames adicionais para o operador de empilhadeira:

  • Hemograma completo

  • Raio-X tórax

  • Audiometria

  • Eletrocardiograma (ECG)

  • Eletroencefalograma (EEG)

  • Acuidade Visual

operação do carro transportador e do carro porta-bloco deve ser realizada por, no mínimo, duas pessoas capacitadas. O fabricante do equipamento deve fornecer manual de instrução, atendendo aos requisitos estabelecidos na NR-12, objetivando a correta operação e manutenção, além de subsidiar a capacitação do operador.

Os cabos de aço cintas, correntes e outros acessórios devem estar devidamente dimensionados, de acordo com as características das cargas a serem movimentadas. O empregador deve manter no estabelecimento à disposição da fiscalização as notas fiscais de aquisição dos cabos de aço, correntes, cintas e outros acessórios, com os respectivos certificados.

As empresas devem realizar inspeção prévias dos equipamentos de movimentação, armazenagem e manuseio de cargas.(chapas e rochas ornamentais), manter registro, em meio físico ou eletrônico. Após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido "relatório de inspeção", com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART - Anotação de Responsabilidade Técnica- recolhida, que passa a fazer parte da documentação do equipamento.

Capacitação para movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais.

As empresas devem capacitar o trabalhador para movimentação de cargas, após a contratação desse trabalhador, o trabalhador capacitado pela empresa deve passar por treinamento supervisionado por um trabalhador capacitado e com experiência no trabalhador um período de 30 (trinta) dias  antes de assumir a responsabilidade como operador de talhas e ponte rolante.

A capacitação do trabalhador deve atender ao conteúdo programático do módulo (I,II,III) somando 36 (trinta e seis) horas aula.

Módulo I

Saúde, Segurança e Higiene no trabalho

Carga horária mínima (teórica) 16 horas

Módulo II

Estudo do conteúdo do anexo I da NR-11

Carga horária: 4 horas

Módulo III

Segurança na operação de Ponte Rolante

Carga horária mínima (teórica) 08 horas
Carga horária mínima (prática) 08 horas

As aulas práticas devem ser limitadas a oito participantes para cada instrutor.

Deve ser realizada nova capacitação a cada três anos, com carga horária mínima de 16 (dezesseis) horas, sendo 8 (oito) horas com conteúdo do módulo I e 8 (horas) do módulo III, referidos nesta norma.

Para mais informações Consulte Norma Regulamentadora Completa - CLIQUI AQUI

  • Facebook
  • Instagram

Localização

Contato

(15) 3014-8787 

(15) 99818-0647